MATEMATICANDO... matema-tica
28-07-2013 15:28
Porquê este nome e não outro mais engraçado?
Esta página de Internet começou a ser criada hoje. Quando fiz "guardar" pela primeira vez pediram-me um nome para a página. Depois de pensar um pouco não me senti bafejado pela inspiração. Pensei chamar-lhe Matemática. Não foi aceite. Compreendo, quase todos a detestam, até mesmo na Internet! Insisti com Matema+Tica, que poderia sugerir um duo de personagens divertidas. Também não gostaram! Percebo, tem de ser em letra minúscula e o sinal + não é permitido. Boa, já sei. Vai chamar-se matema-tica. Pegou. Sei que não é um nome engraçado, mas tem algo de inigmático, e, quiçá, poderá ser inspirador.
Agora sinto-me na obrigação de lhe explicar melhor o porquê deste nome. A Matemática é, talvez, a única disciplina simultaneamente atraente e repulsiva! Comecemos pela parte má. Para aqueles que a detestam a separação mais sugestiva que se pode fazer da palavra Matemática é Má+temática, ou seja, para esses qualquer tema direta ou indiretamente relacionado com a matemática é sempre um mau tema. Felizmente, não é este o significado da palavra matemática. Para aqueles que a apreciam, qualquer tema (e são quase todos) onde a matemática está presente (mesmo camuflada) é um bom tema. Assim, como Pitágoras terá dito, a matemática é aquilo que se aprende. Nesta prespetiva ampla, tudo é matemática! Ora, a palavra matemática resulta precisamente da composição matema+tica. O termo matema deriva do grego máthema que significa simultaneamente aquilo que se aprende e se ensina, isto é, aquilo que se compreende, seja em que ramo for. Já tica quer dizer ciência, técnica, saber ou conhecimento. Portanto, matema+tica é a tecnica de aprender e ensinar qualquer assunto, ou, numa só palavra, de compreender. É precisamente este significado que pretendo que esta página transmita, daí o nome matema-tica, em que o hífen não representa 'menos' mas sim 'mais'.
A matemática tem o condão de transformar qualquer tema mau num bom tema, só precisamos de aprender a domesticar o nosso raciocínio. Este é também um dos objetivos desta página. Espero converter alguns descrentes. Conto com a ubiquidade da matemática para realizar esse milagre. Acredite! Não só neste conselho, mas, principalmente, nas suas capacidades.
